24.2.16

Opinião || O Leitor do Trem das 6h27

Sinopse
Operário discreto de uma usina que destrói encalhe de livros, Guylain Vignolles é um solteiro na casa dos trinta anos que leva uma vida monótona e solitária. Todos os dias, esse amante das palavras salva algumas páginas dos dentes de metal da ameaçadora máquina que opera.
A cada trajeto até o trabalho, ele lê no trem das 6h27 os trechos que escaparam do triturador na véspera, Um dia, Guylain encontra textos de um misterioso desconhecido que vão fazê-lo buscar cores diferentes para seu mundo e escrever uma nova história para sua vida.
Com delicadeza e comicidade, Didierlaurent revela um universo singular, pleno de amor e poesia, em que os personagens mais banais são seres extraordinários e a literatura remedia a monotonia cotidiana.

Minha Opinião
Guylain é uma pessoa solitária que leva uma vida monótona. O homem, com cerca de 30 anos, vive num pequeno apartamento com o seu peixe. Ele apanha todos os dias o comboio das 6h27 e, nessas viagens, lê algumas das páginas que salvou da máquina destruidora. Essas páginas não têm qualquer ligação entre si, uma pode ser de um livro clássico enquanto que outra pode ser uma simples receita.

Esta opinião foi a mais difícil de escrever até agora e a culpa é deste livro. Eu não gostei dele nem da escrita do autor. Posso dizer que foi uma escrita confusa e que houve alguns capítulos que eu tive de reler mais que uma vez porque não tinha percebido anteriormente. Já para não falar da lentidão dos acontecimentos, algo que não esperava para uma história com menos de 100 páginas. Desiludiu-me um pouco pois eu achei a sinopse bastante boa. Outra coisa que não gostei nada foi o autor, em algumas partes, fazer deste livro uma espécie de paródia. Com isto quero dizer que este livro parecia uma paródia a um livro romântico. Isso irritou-me e fez-me baixar a classificação.

Dei apenas 2 estrelas mas, para mim, este livro não vale a pena. É curto, e foi por isso que eu o decidi ler, mas acho que é uma perda de tempo.

Título Original: Le Liseur du 6h27
Autor: Jean-Paul Didierlaurent
Edição: 2015
Páginas: 97
Formato: Ebook


1 comentário:

  1. Oi, tudo bem? Então, é uma pena que não tenha gostado do livro, é ruim quando não gostamos... Mas eu estou louca para ler esse livro, ele me pareceu legal quando li a sinopse.

    Beijos,
    Leia a resenha de "O escolhido"

    ResponderEliminar